Governo Federal destrava obras de duas novas creches em Tubarão
Foto: Divulgação PMT

As construções dos Centros de Educação Infantil (CEIs) nos bairros São João Margem Esquerda e São Martinho, em Tubarão, ganharam um novo rumo nesta quarta-feira (18). O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, garantiu recursos para finalizar as duas obras que estão paralisadas há anos. Quando concluídas, as duas unidades poderão receber 120 crianças cada.

Em Brasília, o vice-prefeito Caio Tokarski (União Brasil) obteve a confirmação de que o Governo Federal remodelou o orçamento para todas as obras do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), o que contempla a conclusão das duas creches em Tubarão.

Iniciadas em 2017, as duas obras enfrentaram diversos problemas por falta de repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sem expectativas de ver os trabalhos normalizados, em 2021, o município chegou a propor à União assumir integralmente a responsabilidade das obras e concluí-las com recursos próprios, mas esse encaminhamento acabou não sendo completado.

Ao visitar o Ministério da Educação para retomar os encaminhamentos pretendidos, Caio Tokarski soube que o Governo Federal revisou algumas prioridades e dará continuidade às obras sem o chamado limite de medição para pagamentos.

“É uma meta do ministro Camilo Santana concluir essas obras do programa Proinfância iniciadas em 2012 e que nos últimos quatro anos praticamente foram esquecidas. A boa notícia é que não tem mais limite de medição, que antes eram feitas medições de 2%, 3% da obra”, destacou Caio.