A expectativa para as próximas temporadas das baleias-francas é alta em Imbituba, de acordo com a equipe do projeto ProFRANCA. Segundo a bióloga Karina Groch, por terem sido vistas no litoral do Rio Grande do Sul, as baleias-francas podem chegar em breve.
Karina lembra que somente em dois dias de setembro de 2022, os sobrevoos da ProFRANCA detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes. Na ocasião, as maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú, em Palhoça, Gamboa, Siriú e praia central de Garopaba, Vila e Itapirubá do Norte, em Imbituba.
Desde o monitoramento que foi iniciado na década de 1980, o maior número foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas. A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil ocorre entre julho e novembro, com pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos desses animais têm flutuação.
Segundo Eduardo Renault, gerente de pesquisa do projeto, as falhas reprodutivas podem acontecer quando a fêmea perdeu seu filhote ou simplesmente não engravida. Mas, o que vem levando a essa alteração no ciclo ainda é um mistério. No entanto, indícios fortes sugerem que estejam relacionados a mudanças climáticas que alteram a disponibilidade de alimento.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC