Temporada reprodutiva de baleias-francas termina com 84 baleias catalogadas
Foto: Projeto ProFRANCA

A temporada reprodutiva de baleias-francas no litoral catarinense chegou ao fim com a catalogação de 84 baleias, sendo 60 adultos e 24 filhotes nascidos este ano. Dentre as baleias adultas, 35 foram reavistagens de baleias já conhecidas, e 25 foram novas baleias inseridas no Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas.

O trabalho é conduzido pelo Projeto ProFRANCA, do Instituto Australis, que realiza monitoramento e atividades de pesquisa científica na região. A baleia-franca migra da Antártica para Santa Catarina em busca de águas mais quentes para se reproduzir e ter os filhotes. Esse período é de extrema importância para a recuperação populacional da espécie.

“Esse é um ótimo resultado. Porque se a gente for analisar um pouquinho pra trás, nós viemos de dois anos com pouquíssimo número de baleias aqui no nosso litoral. Em 2019 e 2020 nós avistamos cerca de 40 e poucas baleias no sobrevoo no pico da temporada em setembro. Esse ano nós avistamos 120 baleias. Isso é um número ótimo. Inserir 84 baleias no catálogo, algumas novas, algumas reavistas, é um excelente resultado para essa temporada”, destaca a diretora de pesquisa Karina Groch.

A primeira baleia registrada na região foi avistada no dia 12 de junho na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, data em que se considerou aberta a temporada reprodutiva de 2021. Desde então o número de baleias foi aumentando. A última baleia foi vista no dia 12 de novembro.

Uma das principais ações de pesquisa é o monitoramento aéreo, realizado no auge da temporada. No sobrevoo realizado no dia 4 de setembro, 120 baleias foram registradas entre os municípios de Florianópolis e Cidreira (RS).

Dentro das ações do ProFRANCA nesta temporada está, ainda, o monitoramento terrestre, possível graças ao comportamento costeiro da baleia-franca.  O monitoramento foi realizado em 15 pontos no litoral catarinense, desde a praia da Pinheira, em Palhoça, até o Cabo de Santa Marta, em Laguna, de 1º de agosto a 30 de novembro. A maioria dos registros ocorreu na praia da Gamboa e Ribanceira, em Imbituba. Diferente do que ocorreu na temporada passada, quando a concentração foi nas praias de Laguna.

Atividades de verão

Em agosto, com o avanço da vacinação contra a pandemia covid-19, o Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, sede do ProFRANCA, foi reaberto, e veio com uma novidade, a inauguração do Espaço Australis, agora com o esqueleto de uma baleia-franca adulta de 14 metros de comprimento, além de outros esqueletos e novos materiais.

As atividades do projeto continuam na temporada de verão. O visitante que quiser saber mais sobre as baleias, pode visitar o local e ainda programar as crianças para as atividades infantis do programa “De férias com as baleias” que acontece nos meses de janeiro e fevereiro.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.