Último sobrevoo da temporada não detecta baleias-francas na costa catarinense
Foto: SCPAR Porto de Imbituba

Próximo do fim do período de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina, a equipe técnica de monitoramento do Porto de Imbituba já não avista mais as gigantes dos mares no litoral catarinense. O último monitoramento aéreo desta temporada, realizado na quinta-feira (10), não encontrou nenhuma baleia na Área de Proteção Ambiental, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão.

No sobrevoo realizado início de setembro, o primeiro da temporada, a equipe encontrou mais de 230 baleias-francas na região. Segundo o ProFRANCA/Instituto Australis, este foi o segundo ano com o maior número de mamíferos registradas, desde quando começou as pesquisas com baleia no Brasil na década de 1980.

Apesar de não encontrar mais baleias na região, a varredura aérea constatou um grupo de toninhas em Itapirubá, em Imbituba, e grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa em Florianópolis e Laguna, regiões de frequente avistagem desta espécie.

A equipe técnica que participou da coleta de dados agora em novembro foi composta por dois oceanógrafos e uma bióloga. O objetivo dos sobrevoos é realizar o censo das baleias, registros fotográficos para sua posterior identificação e análise da distribuição da espécie na APA da Baleia Franca.

Esta é a 14ª edição do Programa de Monitoramento de Baleias-francas do Porto de Imbituba. O monitoramento terrestre segue até 30 de novembro, quando termina a temporada. No entanto, a última avistagem constatada pela equipe de monitoramento terrestre do Porto foi na Barra de Ibiraquera, Imbituba, no dia 24 de outubro.