Jornalista lançará livro inspirado nos desafios e dilemas dos adolescentes
Foto: Divulgação

A adolescência é uma fase de muitas descobertas e transições. Durante esta etapa da vida, muitos pais enfrentam o desafio de lidar com alterações de humor, dilemas relacionados à busca por validação, escolhas difíceis e até mesmo a vulnerabilidade e os riscos de depressão dos filhos adolescentes. Foi aí que surgiu o livro ‘A dose de riso’, para auxiliar tanto pais quanto os jovens nesta jornada de descobertas, aceitação e otimismo frente à vida. O livro será lançado dia 25 de julho, a partir das 19h, no Restaurante Jeff Grill, em Braço do Norte.

Escrito pelo jornalista Fernando Freitas, o livro narra a história de um grupo de estudantes que, desafiados pelo professor de Química, busca encontrar uma fórmula para tirar os adolescentes da depressão. “A pretensão não é trazer embasamento científico para a questão da depressão na adolescência, e sim, recursos e técnicas para compreender e driblar este, que é um desafio crescente da atual geração, cercada de informações e ao mesmo tempo, vulnerável aos dilemas da sociedade moderna”, explica o autor.

“Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, a depressão se tornou uma epidemia silenciosa que afeta pessoas de todas as idades e origens. Em meio a essa realidade sombria, surge este livro, uma iniciativa ousada e inspiradora”, afirma o terapeuta Silvio Mates, que escreve o posfácio do material.

Quem participar do jantar de lançamento do livro, levará pra casa um exemplar com dedicatória do autor. Também assistirá à palestra da coach Daniela Daufemback Pompeo com o tema “Meu caminho, minhas escolhas”. Ela lembra que um dos principais fatores que impulsionam a depressão na adolescência é a incerteza quanto ao futuro.

“Questões como carreira, paixão e sexualidade geram pressão por parte dos familiares, amigos e sociedade, sobre o rumo a ser tomado”, reforça. Por isso, sua palestra abordará essa questão, lembrando que é possível inspirar a partir de exemplos reais de sucesso.

O livro também conta com inspiração a partir da convivência do autor com seu irmão, o saudoso seminarista Felipe Freitas. “Muito do que me inspirou para este trabalho, foram as mensagens do meu irmão, embasadas no seu estilo de vida, de otimismo, esperança e fé”, conta.

Para participar do jantar de lançamento, é necessário adquirir o ingresso aqui ou pelo telefone/whatsapp (48) 3658-7373, com valor, até 30 de junho do pacote de estreia, de R$ 100,00.

Sobre o autor

Jornalista por formação e atuando há 30 anos com Comunicação, Fernando Freitas desenvolve um programa chamado RYT – Gestão do Humor. A sigla é um acrônimo da tríade Riso, Yoga e Terapia, que dá sentido ao trabalho, propondo um mergulho sutil no universo das emoções, através do que chama de Yoga do Riso. Professor desta modalidade, é certificado pela Laughter Yoga International, sediada na Índia. Esta experiência com o tema rendeu apresentações em eventos com a “Pílula do Riso”, em que o jornalista faz palestras rápidas de 15 a 20 minutos abrindo eventos, congressos e encontros, antes de momentos que demandam concentração e foco, ou ainda a palestra Gestão do Humor, com tempo de até uma hora e meia, incluindo prática de interações, brincadeiras e dinâmicas. “Nesta palestra, ensinamos como o riso e, por consequência, o bom humor, podem ser praticados dia a dia”, orienta o autor. Além disso, ele também ministra workshops de quatro horas detalhando o método RYT e como aplicá-lo na rotina diária.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.