Livro vai abordar pesquisa e conservação das baleias-francas-austrais
Foto: SCPAR Porto de Imbituba

O livro A baleia do sul do Brasil – uma gigante em nosso litoral, produzido por Karina Rejane Groch e Eduardo Pires Renault-Braga, vai ser lançado neste sábado (4), às 17h, no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, na praia de Itapirubá Norte, Imbituba (SC), durante o “Sunset Migration 2021” evento que marca o fim da temporada das baleias.

O trabalho reúne quase quatro décadas de monitoramento, pesquisa e conservação das baleias-francas-austrais que vêm para o litoral de Santa Catarina no período reprodutivo. Os escritores são biólogos do ProFRANCA, projeto realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras.

A obra é ilustrada e conta com um texto que vai das informações científicas sobre a espécie Eubalena australis, às grandes emoções da equipe do Projeto ProFRANCA, empenhada em localizar, pesquisar e defender esses cetáceos, já transformados em um símbolo da natureza de Santa Catarina e reconhecidos como Monumento Natural do Estado.

“A ideia foi compartilhar o que é a emoção de ver as águas nem sempre tranquilas se agitarem devido à presença das baleias-francas, além de transmitir um pouco do que se sabe sobre essas gigantes”, explica Karina Groch.

O ProFranca integra, junto com outros 12 projetos de biodiversidade marinha, o Programa Petrobras Socioambiental na linha de atuação Oceano. Todos esses projetos têm o apoio da Petrobras para produzir conhecimento científico e realizar ações de educação ambiental entre outras iniciativas que contam com o envolvimento das comunidades para a conservação de espécies e ambientes costeiros e marinhos em todo o litoral brasileiro.

No ProFranca, a equipe está empenhada em pesquisar e monitorar a recorrência de exemplares da espécie a cada ano, a reprodução e a amamentação de filhotes em baías e enseadas, e os possíveis impactos de intervenções humanas ao longo do litoral. Outra frente de atividades é um trabalho de educação ambiental, a partir do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, e em escolas e eventos pela região da Rota da Baleia Franca.

No Brasil, a baleia-franca tem sua população estimada em cerca de 550 animais e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. “A baleia-franca permanece ameaçada de extinção, porém conta, cada vez mais, com o apoio da população para sua conservação, e nosso maior sonho é que a espécie se recupere e não precise mais do nosso trabalho”, resume Renault-Braga.

Evento Sunset Migration 2021

Para celebrar o término da temporada e a migração das baleias para sua área de alimentação na Antártida, o projeto irá realizar o Sunset Migration 2021 neste sábado, das 15h às 21h, com entrada franca e muitas atrações. Além de um balanço final sobre a temporada, o evento terá a apresentação de bandas locais, espaço e atração para as crianças e o lançamento do livro.

O evento será presencial, em frente à sede do Projeto, o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizado na Praia de Itapirubá Norte, Imbituba, e seguirá os decretos vigentes na região com relação à pandemia. O evento conta com apoio das prefeituras de Imbituba e Laguna.