Mais de 100 baleias-francas são avistadas em monitoramento aéreo no litoral de SC
Foto: SCPAR Porto de Imbituba

O principal sobrevoo da temporada 2021 de monitoramento das baleias-francas avistou 114 animais entre Florianópolis (SC) e Torres (RS) neste domingo (29). Dentre esses indivíduos, foram observados 52 pares de mãe com filhote, sete adultos e três subadultos da espécie.

As principais áreas de concentração foram em Imbituba (50 baleias), Garopaba (35 baleias) e Palhoça (10 baleias). A ação é desenvolvida dentro das atividades do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, e executada pela Acquaplan. O próximo sobrevoo está previsto para novembro, no fim da temporada.

A equipe de observadores é formada por dois biólogos e um oceanógrafo. Ao encontrar alguma baleia, os técnicos fazem o registro da quantidade e localização das baleias, além da fotografia. As imagens podem ser utilizadas na identificação das baleias-francas adultas, possível através de calosidades que a espécie possui sobre a cabeça, únicas em cada indivíduo, como uma impressão digital.

“O segundo monitoramento aéreo superou as nossas expectativas. Fizemos todo o trajeto com boas condições de voo e visibilidade, avistamos baleias por todo o litoral centro-sul, mas a maior concentração ocorreu em Imbituba e Garopaba. O resultado foi muito bom, com um número consideravelmente maior em relação ao mesmo período do ano passado”, avalia Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do Porto. Em setembro de 2020 o sobrevoo registrou 30 baleias-francas na mesma área onde, desta vez, foram avistadas 114 baleias.

O primeiro sobrevoo de 2021 foi realizado em julho, início da temporada, e registrou a presença de 21 baleias-francas e oito jubartes no mesmo perímetro. Além do monitoramento aéreo, o programa do Porto também conta com a metodologia de monitoramento terrestre em dois pontos fixos de observação localizados nas praias do Porto e da Ribanceira, em Imbituba. Por terra, o monitoramento ocorre de segunda a sexta-feira, entre os meses de julho e novembro.

Segunda avistagem em números

Santa Catarina

Imbituba: 50 baleias

Garopaba: 35 baleias

Palhoça: 10 baleias

Laguna: 6 baleias

Passo de Torres: 5 baleias

Jaguaruna: 2 baleias

Rio Grande do Sul

Torres: 6 baleias

Foto: SCPAR Porto de Imbituba