Depois de quase três anos de suas atividades suspensas, o Observatório Social de Tubarão foi reativado. Nesta quinta-feira (16), no auditório da ACIT, ocorreu a posse da nova diretoria, além do noto estatuto e inauguração da sala. O novo presidente do Observatório é Isaac Ghizoni Tonon.
Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, um Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
Outras frentes trabalhadas por um Observatório Social são: a educação fiscal, inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, construção de Indicadores de Gestão Pública, entre outros.
Segundo a nova diretoria, os próximos desafios do Observatório são ajustar seu planejamento de ações e ir em busca de parceiros que queiram apoiar as atividades, de forma que a associação seja sustentável e consiga executar plenamente seus trabalhos, trazendo benefícios para toda sociedade tubaronense.
Nova gestão
A nova gestão é composta por Edison Osmar do Espírito Santo, como vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiro; Laerte Mello Soares, como vice-presidente para assuntos de produto, metodologia e certificação; Nivaldo Luiz Back, como vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças; Jacson Luiz Boing, como vice-presidente para assuntos de tecnologia da informação; Anderson Vieira Simon, como vice-presidente para assuntos de controle e defesa social; Clésio Moraes, como vice-presidente para assuntos jurídicos; e Philippe Costa Alexandrino, como vice-presidente para assuntos de comunicação.
Já no conselho fiscal do Observatório, estão: Vladimir Souza Guimarães, José Ricardo Nogared Cardoso e Haroldo Luiz de Oliveira Jr. como titulares; e Olindo Collaço Alberton, João Vânio Coral dos Santos, Adi Souza como suplentes.