Polícia Militar ampliará policiamento nas praias de Imbituba durante Safra da Tainha
Foto: Prefeitura de Imbituba

Na tarde desta quinta-feira (20), ocorreu uma reunião na Prefeitura Municipal de Imbituba, envolvendo pescadores, Polícia Militar, Vereadores e o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, com o objetivo de discutir medidas para prevenir novos conflitos entre pescadores e surfistas durante a Safra da Tainha. Este tema tem sido debatido desde o início do mês de junho, quando ocorreram confrontos entre esses grupos na Praia do Rosa.

A safra da tainha de 2024 ocorre de 1º de junho a 31 de julho, e antes do início da temporada, surfistas, pescadores, Colônia de Pescadores, Polícia Militar e as autoridades municipais já haviam se reunido para estabelecer normas para a prática de surf e pesca durante este período, através do sistema de bandeiras.

O Sistema de Bandeiras funciona com a bandeira branca indicando permissão apenas para a pesca, e a bandeira azul indicando que o surf está liberado. No entanto, houve casos de desrespeito a essas regras, resultando em conflitos nas praias.

Na reunião desta quinta-feira foi decidido que as praias terão um reforço na presença policial, visando uma resposta mais rápida a quaisquer incidentes pela Polícia Militar. Além disso, ficou pautado que será realizada o trâmite para alcançar uma legislação atualizada, a fim de esclarecer de forma mais precisa as normas durante a safra, incluindo questões como o uso de outras atividades aquáticas – lazer e esportivas – durante o período em questão.