Praias da região seguem próprias para banho, aponta sexto relatório de balneabilidade
Foto: Cristiano Estrela/Secom SC

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta quarta-feira (28) o sexto relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023, antecipando as informações para o fim de ano. Mais uma vez, o documento aponta que as praias da Amurel seguem próprias para banho.

Na região, todos os locais foram positivos em Jaguaruna, Laguna e Imbituba. Foram analisados 14 pontos em praias, três lagoas e a Barra do Camacho.

Ao todo, de acordo com as análises, 109 dos 237 locais avaliados do Litoral catarinense estão próprios para o banho, o que representa 45,99%. Em Florianópolis, apenas 34 dos 87 pontos onde há coleta estão em condições de receber os banhistas, o que representa 39,08%.

“O fator chuvas torrenciais, que foge ao controle humano, continua impactando nos resultados de balneabilidade de muitas praias catarinenses. Sendo impossível controlar ou conter as precipitações, seus danos e prejuízos, orientamos que seja evitado o banho por no mínimo 24 a 48 horas após as chuvas, em especial em locais próximos ao deságue de tubulações, valas, riachos ou rios, bem como, em locais com águas estagnadas”, reforça o gerente de Laboratório e Medições Ambientais, Marlon Daniel da Silva.

O IMA ressalta que a responsabilidade quanto ao saneamento, seja por meio de coleta e tratamento dos efluentes domésticos, é de responsabilidade municipal. Portanto, reclamações quanto a chegada de materiais contaminados com odores característicos ao mar, devem ser imediatamente denunciados à Vigilância Sanitária do município pertinente.