A prefeitura de Tubarão está acompanhando o fluxo de veículos no acesso Norte da cidade para avaliar possíveis novas alterações no trânsito do local. Em uma reunião nesta quarta-feira (29), o prefeito Joares Ponticelli (PP) afirmou que novas mudanças devem ser feitas. “São adaptações que vamos ir fazendo de acordo com a identificação dos problemas que vão surgindo. É uma mudança brusca, que naturalmente muda hábitos”, diz.
Desde a última segunda-feira (27), os motoristas vêm reclamando das filas que se formam em horários de pico no acesso Norte e no entorno da nova ponte Prefeito Paulo Osny May.
Um dos ajustes anunciados é o fechamento experimental da última alça de descida da BR-101, para os veículos que entram na avenida Tancredo Neves ou na rodovia Ivane Fretta Moreira. O pedido foi feito à CCR Via Costeira, empresa que administra o trecho, e à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após o fechamento, o acesso passa a ser feito na alça anterior.
“Esse fechamento deve melhorar o trânsito, fazendo com que a saída tenha as duas vias e as pessoas possam sair tranquilamente. Com isso tenho certeza de que o trânsito vai fluir muito melhor”, afirma o secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio Evandro Almeida.
A Guarda Municipal segue orientando os motoristas no acesso Norte e monitorando o fluxo de veículos para executar novos ajustes se for necessário.
Confira as alternativas que podem ser implantadas no acesso Norte:
- Retirada da lombada em frente ao colégio Arno Hübbe, na avenida Expedicionário José Pedro Coelho;
- Redivisão da pista na avenida Expedicionário José Pedro Coelho, no trecho entre o cruzamento com a avenida Tancredo Neves e a rua Padre Nóbrega;
- Readequação da sinalização para evitar bloqueio nos cruzamentos (yellow box);
- Em último caso, a inversão do sentido do trânsito nas pontes (saída pela Orlando Francalacci e entrada pela Prefeito Paulo Osny May), retomando assim o planejamento inicial quando da construção da nova ponte.