Duas baleias-francas foram avistadas nesta segunda-feira (13), em praias de Imbituba. São os primeiros mamíferos a chegarem na região para a temporada reprodutiva da espécie. O Projeto Franca Austral (ProFRANCA), realizado pelo Instituto Australis, que faz o monitoramento da espécie no litoral, confirmou a presença dos animais.
Pela manhã, os pesquisadores receberam informações sobre avistagem de baleias nas praias Ribanceira e Porto. Elas estavam nadando em direção ao Sul. Durante a tarde, a equipe de monitoramento encontrou um mamífero na praia da Vila e outro na praia de Itapirubá Norte.
Tratam-se de duas baleias adultas, que estavam separadas e sem filhotes, o que impossibilita saber se eram machos ou fêmeas. Segundo o ProFRANCA, nesse começo de temporada é normal aparecer indivíduos sem filhotes. Podem ser fêmeas grávidas à procura do melhor local para ter o filhote, já que aqui é uma área berçário.
Os pesquisadores explicam ainda que outra característica nesta época é que as baleias tendem a ficar mais longe da costa e se deslocar com mais frequência e mais rápido. Diferente de quando se tem o filhote e o objetivo passa a ser proteção nas enseadas, onde as águas são mais calmas e há menos gasto de energia por parte da mãe.
A temporada reprodutiva de Baleia-Franca no litoral Sul do Brasil ocorre de julho a novembro, podendo ser que cheguem ainda em junho e retornem para Antártida um pouco antes de novembro. Em 2021, a primeira confirmação de avistagem foi no dia 12 de junho. No ano passado, a temporada reprodutiva encerrou com 84 novas baleias catalogadas.