Primeiro filhote de baleia-franca da temporada é registrado em Imbituba
Foto: Divulgação/APA Baleia-Franca

A equipe de pesquisadores do ProFRANCA (Projeto Franca Austral), registou o primeiro filhote desta temporada na praia de Ibiraquera. O filhote é bastante pequeno, com características de recém-nascido.

A mãe é velha conhecida da equipe catalogada em 2003, já teve anteriormente dois filhotes em águas catarinenses – em 2015 e 2021. O projeto registrou a baleia logo após a chegada, em 11 de junho, sozinha. E agora, oito dias depois, já com o filhote recém-nascido.

Os pesquisadores foram surpreendidos em 24 de maio, com os primeiros avistamentos, bem mais cedo que em anos anteriores. Segundo o cálculo mais recente, já são 10 baleias identificadas, seis delas já conhecidas e quatro ainda nunca registradas.

“Neste grupo, são ao menos seis fêmeas. Sabemos disso porque já tiveram filhotes na nossa costa, sendo o mais recente de 2021, o que completa o ciclo de três anos de retorno”, explica Karina Groch, diretora do ProFRANCA, que tem patrocínio da Petrobras. Em Imbituba os locais com maior avistamento foram nas Praias do Rosa, Ibiraquera e Ribanceira.

“Elas chegaram mais cedo, o que nos traz alegria pela presença que, provavelmente, pode ser o reflexo de trabalhos incessantes para sua conservação, já que foram quase extintas há 40 anos pela caça desenfreada”, comemora Karina. Porém, ela é prudente para explicar esta antecipação e se a temporada – oficialmente entre julho e novembro – registrará um grande número neste ano.

“Além da proteção da espécie, o fenômeno El Niño pode também ser um fator que já estamos estudando com afinco”, explica.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias no município. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.