Um filhote semi-albino de baleia-franca foi visto neste domingo (7), na Praia de Itapirubá, em Imbituba. De acordo com o Instituto Australis, que monitora a presença dos animais no nosso litoral, este é o primeiro filhote semi-albino registrado nos mares catarinenses nesta temporada.
Conforme explica o Instituo Australis, eles nascem com essa característica por causa de um fator genético das baleias-francas. Quando as baleias semi-albinas nascem, são como o filhote. À medida que elas crescem, ficam acinzentadas.
Segundo os pesquisadores, esses filhotes geralmente são machos e nascem de mães que têm manchas cinza como a baleia filmada ao lado do filhote.
Temporada de baleias-francas
A temporada reprodutiva de baleia-franca no litoral sul do Brasil ocorre de julho a novembro. Este ano, os primeiros animais chegaram em junho, quando duas baleias-francas foram avistadas em praias de Imbituba.
O Projeto Franca Austral (ProFRANCA), realizado pelo Instituto Australis, faz o monitoramento da espécie no litoral. O trabalho é realizado, por terra, desde o Cabo de Santa Marta, em Laguna, até a praia da Pinheira, em Palhoça. Também são feitos alguns monitoramentos aéreos.
A população também pode colaborar. Ao avistar uma baleia, você pode comunicar o Instituto pelas redes sociais ou pelo site do projeto. Neste link, você também pode acompanhar as avistagens.