Santa Catarina amplia ajuda ao Rio Grande do Sul com profissionais e equipamentos em várias frentes
Foto: Secom/SC

Uma verdadeira força-tarefa foi criada pelo Governo de Santa Catarina para ajudar o Rio Grande do Sul, desde que o estado vizinho foi afetado por fortes chuvas e enchentes. Por determinação do governador Jorginho Mello entraram em campo as secretarias de Estado da Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Mulher e Idoso, da Saúde e da Segurança Pública, por meio das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das Centrais Elétrica de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

“É um momento delicado para os nossos irmãos gaúchos. E Santa Catarina estendeu a mão para ajudar: já enviamos bombeiros, policiais, mobilizamos a saúde para ajudar num transplante de medula, mandamos bolsas de sangue, a Celesc e a Casan para auxiliar no restabelecimento de energia e água, enfim, vamos fazer o que puder enquanto for necessário”, disse o governador Jorginho Mello.

O Estado está presente na linha de frente no salvamento e na ajuda humanitária. Até esta quarta-feira, 15, 3.778 pessoas e 519 animais domésticos foram resgatados por bombeiros ou policiais militares catarinenses. Além de 18 vítimas fatais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já está com a terceira equipe de Força-Tarefa (FT) em terras gaúchas. Atualmente, são 42 bombeiros, cinco cães de busca, 14 viaturas 4×4, 12 embarcações, oito motores de popa, drones e equipamentos de Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE).

Nesta terça-feira, 14, o destaque das ações ficou por conta da Celesc, que enviou mais de 60 profissionais para auxiliar na recomposição do sistema elétrico do Rio Grande do Sul, que foi gravemente afetado pelas enchentes. São 10 caminhões e 50 eletricistas, além de técnicos, pessoal de apoio logístico e engenheiros.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.