Facilitar o acesso aos dados sobre a situação do Saneamento Básico em Santa Catarina, este é o objetivo da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), que lançou um painel interativo que reúne e organiza diferentes bancos de dados.
Com isso, é possível consultar informações sobre o saneamento básico em cada um dos municípios catarinenses ou sobre cerca de 800 variáveis relacionadas.
Conforme o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, o Painel Saneamento Básico SC é uma ferramenta inovadora e que pretende, por meio do acesso mais fácil e rápido a dados públicos, dar ainda mais transparência às condições do saneamento.
“Essa é uma primeira versão do painel, que foi pensado para ser atualizado e melhorado a partir da experiência dos usuários, que poderão avaliar as funcionalidades e fazer sugestões por meio de um formulário disponível no próprio painel”, explica.
Dados Públicos
O gerente de Saneamento da Sema, Frederico Gross, conta que a demanda pela compilação dos dados surgiu dos próprios técnicos que atuam na área de recursos hídricos e saneamento básico.
“Isso facilita, por exemplo, a elaboração de projetos e o planejamento de ações, pois de maneira rápida se consegue ter um panorama de uma temática ou da situação em um município ou região específica”, afirma.
Ele também lembra que todos os dados disponibilizados são de publicações e bancos de dados públicos. Entre as fontes estão o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O Painel Saneamento Básico SC está disponível no Portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina, conhecido como Portal Águas.
Parceria para inovação
O desenvolvedor da ferramenta, engenheiro Sanitarista e Ambiental Victor Fechine, explica que o painel reúne esses dados para facilitar a busca por informações do setor, reunindo-os a partir de critérios qualitativos e quantitativos que possibilitam uma busca mais específica.
“O que fizemos foi organizar dados já coletados e disponibilizados por outros órgãos sobre Santa Catarina, agregando-os de maneira que seja possível encontrar as informações em uma mesma interface, podendo ser aplicados filtros para ajudar a encontrar a informação desejada”, informa.