Após a cabeceira da ponte da SC-370, que fica na altura do Travessão, em Braço do Norte, apresentar desnível, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) reduziu a velocidade permitida e restringiu o tráfego pelo local.
Com isso, está proibida a passagem de caminhões de carga superior a 20 toneladas. Os motoristas devem buscar rotas alternativas. Continua permitida a passagem de carros, motos e outros veículos com carga inferior a 20 toneladas.
Segundo a SIE, desde que foi constatado um desnível na cabeceira da estrutura, técnicos da Secretaria e especialistas em pontes iniciaram a investigação e o encaminhamento da solução para o problema. Já foram providenciadas topografia e sondagem, além do projeto de recuperação.
Passada essa etapa, a empresa para a obra de recuperação será contratada de forma emergencial. Ainda não é possível prever o prazo de resolução definitiva, pois para isso é necessário concluir o projeto.
Rota alternativa
Como caminho alternativo, condutores de veículos com passagem proibida pela ponte podem utilizar-se da SC-390, entre os municípios de Tubarão e Orleans (passando por Pedras Grandes), como alternativa, sendo que:
- o acesso à SC-390 por Tubarão fica no entroncamento com a BR-101 (próximo ao Túnel do Formigão);
- o acesso à SC-390 por Orleans fica no entroncamento com a SC-108 (rótula do Supermercado São Pedro).