Temporada de pinguins começa em SC com os primeiros visitantes

Um dos marcos do inverno no litoral de Santa Catarina é o início da temporada dos pinguins no estado. Essas aves vêm da Patagônia, no Sul da Argentina, em busca de alimentos e águas mais quentes, de acordo com a Associação R3 Animal. Os primeiros visitantes já apareceram e houve registros no fim de semana em Florianópolis.

A partir do inverno, os pinguins saem das colônias reprodutivas e nadam até a costa Sul e Sudeste do Brasil. Em Santa Catarina, a espécie mais comum é o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus).

A maioria das aves que aparecem nas praias catarinense são juvenis, estão na primeira migração e chegam cansados e desnutridos pela longa distância percorrida, conforme a associação.

É comum também que fiquem debilitados devido aos obstáculos que encontram no caminho, como interação com outros animais, redes de pesca, lixo marinho e outras ações humanas.

O Projeto de Monitoramento de Praias é uma das organizações que cuidam dos pinguins que chegam machucados à costa catarinense. Segundo a instituição, o primeiro indivíduo a receber atenção médica apareceu cedo no litoral.

A ave encalhou em 30 de abril na Praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte catarinense, trecho monitorado pela Univille. O pinguim, um juvenil, foi visto por um morador, que chamou os bombeiros. Com isso, o indivíduo foi recolhido e agora está sob os cuidados do Centro de Reabilitação da R3 Animal.