O trabalho de remoção dos troncos, galhos e entulhos que ficaram presos aos pilares das pontes sobre o Rio Tubarão começou esta semana na Cidade Azul. O serviço, que está sendo realizado por uma equipe de limpeza e conduzido pela Secretaria de Serviços Públicos, deve durar até dez dias. O material ficou acumulado após as fortes chuvas do início de maio.
“Vamos fazer nos pilares inicialmente e depois retornaremos nas duas margens, do limite com Pedras Grandes até o limite com Capivari de Baixo [fazendo a limpeza]. Nós tínhamos programado para fazer isso tudo dentro de uma semana. Nós queremos manter essa previsão. O que tem acontecido é a surpresa embaixo d’água, que são essas árvores grandes, que tem todo um trabalho mais minucioso”, relata Douglas Antunes, secretário de Serviços Públicos.
O serviço iniciou esta semana sob a Ponte Cavalcanti, na BR-101. A prefeitura recomenda que os motoristas que trafegam nas rodovias da beira-rio redobrem a atenção, já que trabalhadores e maquinários estão atuando nessas áreas. Todo o entulho será levado para o aterro sanitário.
Inicialmente, havia a intenção de bloquear as pontes para que o trabalho fosse realizado. Após o adiamento do início dos serviços, essa alternativa foi descartada. Agora, a limpeza será feita prioritariamente por baixo das pontes.