Tubarão Saneamento entrega Plano de Segurança de Água para Vigilância Sanitária de SC e AGR

Reforçando o compromisso e a transparência nas informações, a Tubarão Saneamento entregou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Segurança de Água (PSA), para a Vigilância Sanitária no Estado de Santa Catarina (DIVS) e a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR). O documento contém informações minuciosas sobre a avaliação do sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor final.

O Plano de Segurança da Água tem como principal objetivo garantir, de maneira consistente, a segurança e aceitação da água destinada ao abastecimento público, sendo realizado de maneira personalizada para refletir a realidade do sistema de abastecimento. Reconhecido e solicitado pela legislação brasileira, por meio da Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021 e Decreto Nº 1.846/2018, o documento é importante para mapeamento da qualidade, auxiliando os responsáveis pelo sistema de abastecimento na identificação e priorização de perigos e riscos nos sistemas.

No documento, é possível encontrar informações sobre a bacia hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, além de todos os possíveis impactos a partir da captação de água bruta de Tubarão. “Com esse estudo, nós conseguimos visualizar melhor os riscos que podem comprometer a captação, tratamento e distribuição de água, como os possíveis impactos causados dentro da bacia hidrográfica e também os riscos da operação do sistema, desde a captação, tratamento até o abastecimento”, menciona a supervisora Socioambiental, Amanda Salles Fiedler.

O analista técnico da Divisão da Qualidade de Água da DIVS, Fernando da Silva Santos, salientou no momento da entrega que a unidade de Estação de Tratamento de Água de Tubarão, “apresenta qualidade adequada e satisfatória, com instalações que se destacam dentre as demais em nosso estado.” E também mencionou sobre a análise no material recebido. “Se necessário, faremos contribuições, pois o objetivo final é contribuir para manter a continuidade no abastecimento, especialmente em momentos emergenciais”.

O diretor da Concessionária, Marcelo Matos, afirma também que o encontro permitiu a troca de experiências e informações. “Trabalhamos muito para entregar a água com qualidade e em quantidade suficiente à população. E agora, com esse documento em mãos, é possível aperfeiçoar nossos processos e avançar nos métodos de prevenção, especialmente em situações emergenciais. Entendemos que a qualidade é um processo de melhoria contínua e sempre há espaço para aperfeiçoamentos”, valoriza Marcelo.