Tubaronense é um dos homenageados, na Alesc, por desenvolvimento do turismo
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Por iniciativa do deputado Volnei Weber (MDB), a Assembleia Legislativa promoveu um ato parlamentar solene em que foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram com o desenvolvimento do turismo no Estado nos últimos 50 anos. O empresário tubaronense Evaldo Marcos, responsável pela Produsul, estava entre os homenageados.

Evaldo Santos Gonçalves Marcos é conhecido pela atuação no setor de eventos. Realizou 22 edições da Produsul, em Tubarão; 14 edições da Festa do Camarão, em Imbituba; 10 edições da Semana Nacional da Baleia Franca, também em Imbituba e foi o idealizador e patrocinador do Museu da Baleia Franca.

Na capital catarinense realizou três edições da Florifesta, duas edições da Festa da Tainha. Em Gaspar fez a primeira Chuchopfest. É criador e promotor do Rock Laguna realizado em 1987, 1988, 1998, 2018 e 2019.

Em sua trajetória produziu mais de 300 shows nacionais e recebeu um público de mais de cinco milhões de pessoas em seus eventos. Evaldo, com sua vasta experiência, arrecadou mais de 500 toneladas de alimentos para doações; gerou milhares de empregos temporários diretos e indiretos. Ainda atua como diretor-executivo, diretor comercial, diretor-administrativo e captador de patrocínio.

Volnei Weber no evento lembrou que o turismo é responsável por 12,5% do PIB de Santa Catarina, que possui o segundo movimento turístico entre os estados brasileiros, com atrações o ano inteiro.

Para o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, as pessoas e entidades homenageadas transformaram lazer em economia, sendo que o desafio é administrar com responsabilidade um setor que mudou muito nos últimos cinco anos.

Saudando os homenageados, o ex-governador Leonel Pavan destacou que foi autor da lei que criou a comissão de turismo no Congresso Nacional, o que levaria posteriormente à criação do Ministério do Turismo, assim como a implantação do Geoparque em Santa Catarina, na condição de secretário de Turismo, o terceiro maior do país.

Organizar o setor para dar segurança aos investidores, explorando as multivocações do Estado. O ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, afirmou que é preciso entrar numa nova fase em termos globais. “Nesta sala há pessoas que fizeram de Santa Catarina o melhor estado turístico do país e o Brasil tem o maior potencial do mundo para o turismo. Precisamos honrar nossa grandeza e voltar a sonhar.”

Lummertz citou uma frase do poeta blumenauense Lindolf Bell: “Menor do que o meu sonho eu não posso ser”.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.