Fátima de Tubarão se torna ré por participação em atos de 8 de Janeiro
Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos a favor da abertura de processo criminal contra Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, também conhecida como “Fátima de Tubarão”, de 67 anos. A acusação se refere à participação da ré nos tumultos e atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano.

A Procuradoria-Geral da República, responsável pela acusação, apresentou evidências contundentes que, segundo eles, confirmam o envolvimento de Fátima nos eventos em questão. A principal peça de evidência é uma série de imagens encontradas no celular da acusada. A Procuradoria destacou que, embora tenha sido identificado o uso da função de “mensagem temporária” no aplicativo WhatsApp instalado no dispositivo, imagens na galeria de fotos e vídeos do aparelho revelaram elementos que comprovam a presença de Fátima de Tubarão em Brasília nos dias 7 e 8 de janeiro de 2023.

Os promotores argumentam que, com base nas imagens e nos vídeos obtidos, é possível enquadrar Maria de Fátima como executora material dos atos ocorridos no referido dia. Segundo a Procuradoria, a ré foi identificada em um vídeo que circulou nas redes sociais durante os eventos, onde é chamada pelo apelido “Fátima” e é descrita como uma moradora de Tubarão que estava envolvida em atos de vandalismo.

Nesse vídeo, a acusada é vista celebrando e gritando frases inflamatórias, como “é guerra”. Além disso, ela alega ter cometido um ato de vandalismo dentro do prédio da Suprema Corte, afirmando ter defecado no banheiro da instituição. A gravação também a mostra fazendo ameaças, declarando que “vai pegar o Xandão agora”.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de tornar Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza ré em um processo criminal por sua participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro marca um passo significativo na busca pela responsabilização daqueles envolvidos em atos de violência e subversão da ordem democrática. O processo continuará a se desenrolar nos tribunais, e a ré terá a oportunidade de apresentar sua defesa e responder às acusações.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC