Capivari de Baixo inaugura laboratório e intensifica força-tarefa contra a dengue
Foto: Ilustrativa

Capivari de Baixo inaugurou nesta semana um Laboratório de Entomologia, anexo à Secretaria da Saúde. O objetivo é intensificar as ações de combate e prevenção à dengue.

De acordo com a prefeitura, a partir de agora, haverá ainda mais agilidade e autonomia no combate ao Aedes aegypti. O tempo de resposta das análises de amostras das larvas foi reduzido, permitindo que o município aja com mais rapidez. Antes, as larvas coletadas eram levadas à Regional de Saúde, em Tubarão, para avaliação laboratorial.

Até agora somente um foco foi encontrado no município, no mês de fevereiro, no bairro Vila Flor.

“Não podemos deixar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere, portanto, somente com investimento e união da comunidade e poder público conseguiremos manter Capivari de Baixo fora da lista das cidades infestadas pelo inseto causador de uma série de doenças”, alerta o prefeito Vicente Corrêa Costa.

As equipes de saúde do município têm participado de cursos, seminários, capacitações e uma série de palestras, para estarem preparadas para lidar com o mosquito. Ao todo, são 84 armadilhas espalhadas em pontos estratégicos.

“Medidas simples, como evitar água parada em pneus, pratos de vaso, caixas d’água, piscinas e outros itens já podem fazer diferença, e muito”, orienta o secretário de saúde, Everson Martins.