A Amurel foi classificada pela sexta semana seguida como nível alto para covid-19. A Matriz de Risco Potencial em Santa Catarina foi atualizada neste sábado (23), pelo governo do estado.
Pela terceira semana seguida, Santa Catarina não tem nenhuma região em risco gravíssimo (vermelho) ou grave (laranja) para a doença. No total, 13 regiões foram classificadas com risco potencial alto (amarelo) e quatro com risco moderado (azul).
As classificadas como risco alto são: Alto Uruguai Catarinense, Amurel, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Planalto Norte, Serra, Vale do Itapocu e Xanxerê.
Já as regiões classificadas em risco potencial moderado são: Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí e Oeste.
Vacinação
Um dos fatores essenciais para a melhora dos indicadores da matriz de risco no estado é o aumento da cobertura vacinal. Até o momento, mais de 64% da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada, com as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. No caso dos idosos, cerca de 99% dessa população já completou o esquema vacinal.
As equipes de saúde seguem reforçando a importância de tomar as duas doses do imunizante contra o vírus, e agora também a dose de reforço. No momento, estão recebendo a terceira dose os idosos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.
