Em uma semana, casos suspeitos de dengue aumentam 62,9% em Tubarão
Foto: Divulgação

Mais do que nunca a participação da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, é necessária, em trabalho conjunto às autoridades de saúde de Tubarão. Em uma semana o número de focos teve uma aumento de 31 registros e as notificações de pessoas com suspeita da doença subiu 62,9%, um total de 232. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelas equipes do Núcleo de Combate às Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica.

Assim, temos agora 70 focos do mosquito encontrados este ano, contra 39 da última semana: 28 em Oficinas, 15 no Centro, nove na Vila Esperança, seis no Humaitá de Cima, três no Humaitá, três no São João Margem Esquerda, dois no Santo Antônio de Pádua e um foco cada no Monte Castelo, no Morrotes, no São Martinho e no Recife. Em termos de notificações, registrou-se mais um aumento, de 146 para 232.

Em relação a casos confirmados, temos agora nove no total – cinco alóctones (transmissão fora da cidade) e quatro autóctones (transmissão dentro da cidade). Existem ainda 160 casos descartados, e outros 63 sob investigação no momento.

Diante de todo esse cenário a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população. Manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas.

Prevenção
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
– Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Você pode ainda ajudar no combate ao mosquito por meio de denúncias sobre a existência de possíveis focos, por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, pelo WhatsApp (48) 98419-7361 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.

Caso prefira, dirija-se pessoalmente ao Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e faça sua denúncia presencialmente.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.