Governo de Santa Catarina lança mutirão de mamografias no mês da mulher
Foto: Divulgação/SES

O Governo de Santa Catarina lançou um mutirão de mamografias neste mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), busca reduzir a fila de espera por exames e reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama, principal neoplasia que afeta mulheres no mundo. O atendimento será realizado na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, além de outras unidades vinculadas à SES.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, destacou que a iniciativa segue a orientação do governador Jorginho Mello para enfrentar a fila de mamografias e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce. Segundo ele, além da realização dos exames nas unidades próprias do Estado, haverá repasse de recursos para os consórcios intermunicipais de saúde, garantindo a ampliação do serviço.

Em 2024, Santa Catarina registrou mais de 2,5 mil novos casos de câncer de mama, e 167,2 mil mamografias foram realizadas pelo SUS. As unidades habilitadas em oncologia também realizaram 613 cirurgias relacionadas à doença no último ano. A detecção precoce é essencial para aumentar as chances de cura, tornando os tratamentos menos invasivos e mais eficazes.

A SES reforça que as mamografias são oferecidas gratuitamente pelo SUS, e qualquer mulher que identificar um nódulo ou sintoma suspeito deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento e encaminhamento aos exames necessários. Além da mamografia, o SUS também oferece ultrassonografia e ressonância magnética quando há indicação médica.

Para ampliar o acesso à informação, a Secretaria disponibiliza a cartilha “A cor da esperança é rosa”, com orientações sobre fatores de risco, sinais de alerta, diagnóstico precoce e os direitos garantidos às pacientes. O material também traz um mapa com os 19 hospitais credenciados para o tratamento oncológico pelo SUS no estado.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.