A direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, emitiu um comunicado dizendo que vem registrando uma ocupação de mais de 50% nos atendimentos do setor de emergência, o que reflete nos processos de triagem e consultas, assim como na ocupação dos leitos de internações.
De acordo com o hospital, o maior volume vem sendo registrado nos casos de baixa complexidade. Estes, de acordo com a prefeitura, devem ser feitos prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde ou na Policlínica. Os números de atendimento básico registrados em outubro são 54% maiores do que o mesmo período em 2019.
Com o cenário, a instituição solicita à população que busque atendimento no HNSC somente em casos mais graves, e que procure as unidades básicas dos bairros para um primeiro atendimento, no caso de atenção básica. Com isso, o hospital afirma que poderá dar mais atenção aos pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência.
Classificação de risco
Atualmente, o HNSC utiliza o Protocolo HumanizaSUS, um método de classificação de riscos, onde são definidos os atendimentos prioritários. Com ele, os profissionais de saúde avaliam o quadro clínico de cada paciente, identificando o risco em questão e colocando uma pulseira que indica a gravidade e a prioridade do atendimento.