Mais um caso de dengue é confirmado em Tubarão
Foto: Divulgação

As equipes do Núcleo de Combate à Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica atualizaram nesta quarta-feira (21) os dados referentes aos focos do mosquito Aedes aegypti, de transmissão e de casos de dengue na cidade, que seguem estáveis. Entretanto, outros números relativos à doença subiram consideravelmente se comparados à última semana.

Assim, seguem sendo dois os focos do mosquito encontrados este ano, um em Oficinas e o outro no Centro. No entanto, em termos de notificações, registrou-se um aumento mais significativo, de 27 para 62.

Em relação a casos confirmados, houve a confirmação de mais um, o terceiro até aqui. Porém, a exemplo dos dois anteriormente registrados, este também é alóctone, ou seja, as pessoas contraíram a doença fora de Tubarão, vindo a apresentar os sintomas após retornarem à cidade. Temos ainda 26 casos descartados, e outros 34 sob investigação no momento, número que subiu bastante em relação ao do último boletim.

O Governo do Estado de Santa Catarina deve decretar situação de emergência de saúde pública em todo o território catarinense diante do risco epidemiológico causado pela dengue.

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao estado na noite desta quarta-feira (21), devendo nas próximas horas chegarem mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa.

Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios do Norte do Estado, região mais afetadas pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira (22).

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.