Municípios da Amurel vão apoiar custeio do serviço aeromédico Sarasul
Foto: Divulgação Amurel

Os municípios da Amurel confirmaram participação no custeio do Serviço de Resgate Aeromédico do Sul (SaraSul). Os procedimentos burocráticos para oficializar o repasse de recursos estão sendo finalizados pela associação. O anúncio foi feito na sexta-feira (11) pelo presidente da Amurel Agnaldo Filippi durante uma visita a base do SaraSul, em Criciúma.

A manutenção do serviço tem um custo total de R$ 96 mil por mês. Hoje a estrutura é bancada exclusivamente pelos 12 municípios da região Carbonífera, por meio do Consórcio CIM Amrec, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

O valor é proporcionalmente dividido entre as cidades conforme o número de habitantes. Embora o custeio do helicóptero seja bancado pela Amrec, o serviço é prestado para todo o Sul catarinense. A apoio financeiro dos municípios da Amurel também será de acordo com número de moradores.

Somente nos dois primeiros meses de 2022, o Sarasul atuou em 30 ocorrências, atendendo 38 pessoas em 20 municípios de todo o Sul catarinense. Entre as cidades atendidas nestes dois meses estão Sangão, Jaguaruna, Laguna, Treze de Maio, Imbituba, Imaruí e Braço do Norte.

“O SaraSul é de grande importância para todo sul catarinense. É justo que também possamos contribuir para que o serviço possa continuar salvando vidas”, afirmou Filippi.

Implantado em 21 de dezembro de 2020, o serviço aeromédico SaraSul já salvou centenas de vidas em toda a região Sul. A aeronave utilizada é do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil. Além dos policiais, uma equipe completa de profissionais de saúde tripula o helicóptero que presta apoio a diversas instituições que necessite de agilidade no atendimento.