Rotaract Clube faz doação de absorventes menstruais a mulheres carentes
Foto: Divulgação PMT

Cerca de 60 milhões de mulheres e meninas brasileiras menstruam. O que para muitas pode ser um período do mês normal, para outras tantas, que não tem acesso a absorventes e a itens de higiene, é um momento de pesadelo. Essa é a chamada pobreza menstrual.

O assunto tem sido cada vez mais debatido mundo a fora. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), O acesso à higiene menstrual é tido como um direito e deve ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Pensando nisso, o Rotaract Clube de Tubarão decidiu criar a campanha “Por Todas Nós”. A iniciativa, realizada em parceria com a prefeitura do município, está distribuindo gratuitamente absorventes a mulheres que não tem acesso aos itens. Segundo Ingrid Machado, presidente do Rotaract Clube tubaronense, a ideia surgiu após perceberem que essa também era uma realidade local.

“A gente percebeu que, realmente, existe mulheres – e os números são assustadores – que precisam dessa demanda de absorventes íntimos e higiênicos. Quando a gente percebeu que tinha essa realidade na nossa cidade, a gente quis fazer um pouquinho da diferença por mais que fosse por três meses. Porque a gente sabe que é caro”, conta Ingrid.

A doação de cerca de 600 absorventes foi feita na última semana, mas o Rotaract ainda vai doar os itens em outubro e no início de dezembro. As mulheres e meninas que estão recebendo os materiais foram escolhidas pelos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Neste primeiro momento, dez mulheres de cada CRAS foram beneficiadas.

Para aqueles que quiserem ajudar a combater a pobreza menstrual com a doação de absorventes ou mesmo algum valor em dinheiro, pode procurar o Rotaract Clube de Tubarão nas redes sociais ou entrar em contato pelo número (48) 98854-8498.