Tubarão voltou a registrar aumento significativo nos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com a atualização feita nesta sexta-feira (6) pelo Núcleo de Combate a Endemias da Vigilância Sanitária, o número de focos subiu de 607 para 676 em apenas uma semana. O bairro Oficinas continua sendo a área mais afetada, com 190 focos, seguido pelo Centro, Vila Esperança, Santo Antônio de Pádua, Dehon, Humaitá e outras regiões do município.
As notificações relacionadas à doença chegaram a 141, com nove casos confirmados até agora. Todos os casos são autóctones, ou seja, a transmissão aconteceu dentro do próprio município. Também foram registrados 130 casos descartados, além de dois casos que ainda estão sob investigação e aguardam resultado de exames laboratoriais.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo à população para que colabore no combate ao mosquito eliminando locais com água parada, mantendo caixas d’água bem tampadas e fazendo limpezas regulares em calhas e ralos. A orientação é que a comunidade mantenha atenção redobrada, principalmente após os dias de chuva, quando aumentam os riscos de proliferação do Aedes aegypti.
Além dos cuidados em casa, os moradores também podem contribuir denunciando possíveis focos de proliferação pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Segundo a Secretaria de Saúde, a luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos, e atitudes simples podem fazer a diferença para evitar uma epidemia no município.
