Evasões de pedágio na BR-101 em Santa Catarina alcançam números alarmantes

Um cenário alarmante de evasões de pedágio tem sido observado nas praças de cobrança ao longo da BR-101, no trecho do Litoral Norte de Santa Catarina. Câmeras de monitoramento têm flagrado motoristas adotando manobras arriscadas e ilegais na tentativa de evitar o pagamento das tarifas de pedágio, revelaram dados da concessionária responsável pelo trecho.

De acordo com relatórios divulgados, ações como a quebra de cancelas, desvios deliberados e condução perigosamente próxima ao veículo da frente têm sido registradas com frequência. No entanto, o avanço tecnológico das câmeras instaladas nas praças permitiu um novo nível de vigilância e fiscalização. Uma câmera com alta tecnologia consegue registrar a placa e multa em R$195,23 os infratores.

As câmeras, equipadas com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), são capazes de capturar com precisão as placas dos veículos em movimento. Esses dados são então processados e enviados para o sistema, permitindo a identificação automática dos infratores. Em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as multas correspondentes são emitidas de maneira automatizada aos motoristas em questão.

No primeiro semestre de 2023, um total alarmante de 102.329 evasões de pedágio foi registrado somente no Litoral Norte de Santa Catarina. Esse número representa um aumento significativo de 54% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As praças de pedágio afetadas incluem as localizadas em Porto Belo, Palhoça na Grande Florianópolis, e Araquari e Garuva, no Norte do estado.

Para coibir essas práticas perigosas e ilegais, a concessionária tem se empenhado em aprimorar seus sistemas de monitoramento e fiscalização. As autoridades locais também alertam para os riscos envolvidos em tais comportamentos, tanto para os motoristas envolvidos quanto para a segurança dos demais usuários da via.

As evasões de pedágio não apenas prejudicam a arrecadação necessária para a manutenção e melhoria das estradas, mas também colocam em risco a vida e a segurança de todos os envolvidos.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC