A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu uma investigação de delitos de fraudes em licitações nas prefeituras de Treze de Maio e Armazém. No total, os investigadores identificaram 55 licitações fraudadas nos dois municípios ao longo de quase uma década, o que causou um grande prejuízo aos cofres públicos.
O resultado da operação foi o indiciamento de doze empresários e três servidores públicos pelos delitos de fraudes em licitações e associação criminosa. Como decorrência da investigação, outro inquérito policial foi instaurado, visando elucidar delitos semelhantes em outra comarca, esse ainda em trâmite.
Conduzida pela 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, a investigação foi iniciada no mês de maio do ano passado após apuração preliminar realizada pelo Ministério Público de Jaguaruna. No dia 25 de agosto de 2020 foi deflagrada a operação “Convite Marcado” com o cumprimento de cinco prisões, sete mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares.
O foco principal dos suspeitos eram editais de peças e serviços para tratores e outras máquinas pesadas. Além disso, a investigação identificou a utilização de empresas “de fachada” e a utilização de “laranjas”, visando propiciar a efetivação de práticas criminosas conhecidas como “cartelização” e “divisão de mercado”, dentre outras.
O processo judicial relativo à investigação tramita na vara criminal de Jaguaruna, sob os cuidados da promotora titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca.