Chuvas: Santa Catarina entra em ‘alerta máximo’ e confirma a primeira morte
Casa foi 'engolida' por cratera aberta em Capinzal — Foto: Juan Todescatt/NSCTV

As previsões e os alertas da Defesa Civil catarinense se confirmaram e as chuvas chegaram ao estado deixando diversos municípios em alerta. Nesta sexta-feira (3) foi confirmada uma morte, em Ipira. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou 79 atendimentos relacionados às chuvas, em 47 municípios com empenho de 180 bombeiros e 63 viaturas.

Desde a tarde de quinta-feira (2), equipes atuaram nas buscas por um homem de 61 anos que estava dentro de um carro que foi arrastando em Ipira. Por volta das 7h30 desta sexta-feira (3), o veículo foi localizado, retirado do rio e a vítima foi localizada no interior. As equipes atuaram no desencarceramento da vítima e fizeram o acionamento da Polícia Militar e Polícia Científica para realização dos procedimentos necessários.

Neste momento, três Forças-Tarefas (FT) foram ativadas e atuam na região de Piratuba e Capinzal. São elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Além delas, as FTs de Curitibanos, Rio do Sul, Lages, Canoinhas e Chapecó estão de sobreaviso em caso de necessidade de acionamento.

“Seguimos firmes e vigilantes no compromisso de garantir a segurança dos catarinenses, reforçando o efetivo para ampliar a resposta às necessidades”, afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves. “Neste momento pedimos que a população fique atenta aos alertas, busque informações nos canais oficiais do governo e respeitem as orientações de não atravessar atrás alagadas pois a prioridade sempre deve ser a vida”, reforçou o coronel.

As equipes do CBMSC seguem monitorando, também, o Rio Uruguai em Itapiranga em pontos onde é comum as pessoas realizarem a travessia do rio e em áreas de camping. A ação é realizada para que seja possível orientar os moradores ribeirinhos para que retirem os pertences a tempo, caso seja necessário.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.