A última semana de março começou com tempo firme em Santa Catarina, com os dias bem típicos de Outono, quando as noites e madrugadas têm temperaturas amenas e as tardes são mais quentes. Em geral, o sol predomina no estado, mas há variação de nuvens nas regiões litorâneas, devido a atuação da circulação marítima. Em curtos períodos da noite e madrugada, podem ocorrer chuvas fracas.
Na quarta-feira (27), estas condições ainda predominam, mas com o aumento das instabilidades, podem ocorrer pancadas de chuva podendo ser acompanhada de trovoadas de forma muito isolada, que provocam alagamentos e queda de galhos de árvores no Oeste, Planaltos e nas áreas de encosta do Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na quinta-feira (28), as instabilidades aumentam e há possibilidade destes temporais se desenvolverem, trazendo risco para alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Entretanto, é na Sexta-feira Santa (29), que o tempo muda, com risco de temporais em todas as regiões no decorrer da tarde e da noite, devido ao aumento das instabilidades. Os temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Nas áreas litorâneas podem se estender até o início da madrugada de sábado, 30. Após um sábado de trégua, a tendência indica que entre o domingo, 31, e segunda-feira, 1º de abril, a aproximação e a passagem de uma frente fria trazem chuva para toda Santa Catarina.
Vale ressaltar que devido a antecipação longa, as previsões podem sofrer ajustes, sendo importante o acompanhamento diário das previsões para melhor entender a previsão e os riscos associados para este feriadão de Páscoa.
Recomendações para a população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não atravesse ruas alagadas;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.