Maio Amarelo: Telefone celular é o principal incômodo de motoristas em rodovias
Foto: CCR Via Costeira

O uso do telefone celular ao dirigir é o principal motivo de incômodo ao volante nas estradas brasileiras. O levantamento realizado pelas concessionárias de rodovias do Grupo CCR mostra que o tema é apontado por 30% dos entrevistados como o maior incômodo dos motoristas.

A segunda edição do levantamento foi realizada ao longo do segundo semestre de 2023 em 14 rodovias administras pelo Grupo CCR, em cinco estados (Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul). Cerca de 25 mil motoristas responderam à pergunta “você se incomodou nos últimos 30 dias com algum comportamento no trânsito?” e, na sequência, indicaram qual o motivo da insatisfação.

Em 2023, houve incômodo com algum comportamento no trânsito nos últimos 30 dias anteriores à data de realização da pesquisa para 65% dos entrevistados. Segundo o levantamento, “Motorista que usa o celular enquanto dirige” é apontado por 30% dos entrevistados como o maior incômodo. Por sua vez, “Motorista ‘costurando’ os outros” é o segundo maior motivo, com 20% das respostas. O terceiro lugar foi para quem dirige muito devagar (19%).

O levantamento também permitiu identificar que homens e mulheres se incomodam por motivos diferentes. Além dos dois primeiros, que são comuns a ambos os gêneros, o comportamento “carro colado na traseira do meu veículo” desagrada o público feminino enquanto “veículo trafegando devagar” aborrece o masculino.

Já entre motoristas de caminhão e veículos de passeio, aqueles que conduzem veículos leves reclamam de quem trafega devagar na faixa da esquerda. Nos pesados, o incômodo é com quem ‘trafega devagar’, independente da faixa em que estejam trafegando.

Em Santa Catarina, os motoristas se aborrecem com quem dirige devagar na faixa da esquerda. No Rio Grande do Sul, os gaúchos reclamam de quem ‘costura’ os outros veículos.

“O diagnóstico do humor de nossos clientes é uma peça fundamental para a definição e o aprimoramento das iniciativas de sensibilização que o Grupo CCR desenvolve”, analisa Joelson Ferreira, Gerente de operações e atendimento da CCR ViaCosteira, citando o conjunto de ações especiais ao longo da Campanha Maio Amarelo e as campanhas permanentes de educação, realizadas durante todo o ano.

Santa Catarina: CCR ViaCosteira

Em Santa Catarina, o levantamento foi realizado no trecho sul da BR-101, administrado pela CCR ViaCosteira. Cerca de 2 mil motoristas participaram do levantamento. Os principais incômodos são: veículo trafegando devagar na faixa da esquerda; veículo trafegando devagar e motorista costurando os outros.