De São Paulo para Urubici: dona Regina transforma paixão em referência gastronômica na Serra Catarinense
Foto: UNITV

A história de dona Regina de Fátima Batista Machado Reck com Urubici começou com uma visita casual e se transformou em um dos casos mais bem-sucedidos de empreendedorismo afetivo da Serra Catarinense. Natural de São Paulo e psicóloga de formação, ela trocou o ritmo frenético da capital por uma vida tranquila em meio às montanhas, onde comanda, ao lado da família, o restaurante, empório e loja de vinhos Bodegão, um ponto de parada obrigatório no Centro da cidade.

A mudança foi motivada por um desejo de qualidade de vida e acabou revelando uma nova vocação. Primeiro veio o empório, com produtos regionais como queijos, cachaças, chocolates e panelas de pedra-sabão. Depois, atenta à demanda dos turistas que chegavam famintos fora do horário convencional, surgiu o restaurante. “As pessoas perguntavam onde podiam comer. E eu disse para o meu marido: ‘Vamos abrir um restaurante.’ E ele foi para o fogão”, conta, bem-humorada.

Hoje, o Bodegão é sinônimo de comida típica serrana, com destaque para pratos como a truta com manteiga de nozes acompanhada de purê cremoso, a paçoca de pinhão e a tradicional feijoada com couve mineira, cortada “bem fininha”. A casa funciona das 11h30 às 17h30 e, nas temporadas de Verão e Inverno, emenda os horários do almoço com o do jantar.

Além da comida, o Bodegão abriga uma loja de vinhos especializada em rótulos catarinenses, especialmente das vinícolas de Urubici, como Serra do Sol e Thera, além de rótulos de São Joaquim e Nova Veneza. “Nosso foco é valorizar a produção local. Quem vem para a serra quer experimentar o que é nosso”, explica dona Regina. E o sucesso é tanto que muitos clientes pedem para enviar os vinhos para São Paulo.

O negócio familiar envolve todos: o marido na cozinha, a filha Luísa na gestão nutricional e o filho no marketing digital. A pandemia impulsionou a modernização dos serviços, com entregas diretas em pousadas, especialmente para turistas em busca de conforto, lareira acesa e boa gastronomia sem sair dos chalés.

Segundo a proprietária, o crescimento de Urubici nos últimos anos é evidente. “Hoje os fornecedores disputam para entregar aqui. Antes, a gente precisava buscar os produtos a 35 km da cidade, na margem da BR-282.” A estrutura urbana melhorou, e o fluxo de visitantes aumentou — inclusive no Verão, graças aos atrativos naturais como rios e cachoeiras.

Com uma década de história, o Bodegão se tornou um símbolo de acolhimento e autenticidade da culinária serrana. E dona Regina, com sua simpatia e dedicação, representa o espírito empreendedor que acompanha o desenvolvimento turístico de Urubici.

O Estúdio de Inverno é veiculado por UNITVSC, Rádio Massa FM Tubarão, Rádio Jovem Pan Tubarão, Portal Notisul, Portal Litoral Sul Criciúma, Donna da Notícia e Portal UNITV.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.