Representando Capivari de Baixo na corrida eleitoral deste ano, o candidato a deputado estadual Dr. Cleberson Garcia (PDT) tem como sua principal bandeira a saúde. Médico, ele defende a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e investimentos nos hospitais da região. Nesta sexta-feira (9), o candidato foi o convidado da série de entrevistas da UNITV com os postulantes da Amurel a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Cleberson tem 54 anos e atua há mais de 25 anos na área da saúde como médico. Na política, foi candidato a vereador em Capivari de Baixo por três vezes, e chegou a exercer o mandato temporariamente como suplente. Em 2020, concorreu como vice-prefeito. Desta vez, busca ser um dos representantes da região na Alesc.
O candidato promete ser um grande defensor da saúde pública e direcionar recursos para investimentos na área. Ele também afirma que vai lutar pela valorização dos profissionais da saúde e pelo fortalecimento e reestruturação dos hospitais da região. Para isso, afirma Cleberson, é preciso rever os valores dos repasses a essas instituições.
“Nós precisamos ter uma nova reforma no SUS, com ampliação dos valores do SUS, para que esses hospitais de pequeno porte possam fazer essas cirurgias ou um atendimento básico a um paciente. O que falta nesses hospitais são medicamentos adequados porque o valor do SUS que é pago acaba não valendo a pena. [Com isso, os pacientes] são transferidos para um hospital maior, que é o de Tubarão” relata.
O médico cita a necessidade de regionalização do hospital de Braço do Norte, mudanças no hospital de Laguna, uma unidade do SAMU com UTI Móvel em Capivari de Baixo e investimentos nos hospitais pequenos da Amurel.
Cleberson também fala sobre a urgência de resolver o problema envolvendo a redragagem do Rio Tubarão. Ele chama a atenção para a importância de eleger representantes da região para lutar por todas essas demandas locais e afirma que, se eleito, destinará verbas adequadas para a Amurel.
“80% das verbas de emendas eu levarei para a saúde, mas 20% serão uma dedicação exclusiva a questão do desassoreamento do Rio Tubarão”, se compromete.
Confira a entrevista na íntegra:
Entrevistas da semana
- Segunda (5) – Soraya Michels (PSDB)
- Terça (6) – Samira Porto (Republicanos)
- Quinta (8) – Xandi da Toca (União Brasil)
- Sexta (9) – Cleberson Garcia (PDT)
Entrevistas da próxima semana
- Segunda (12) – Volnei Weber (MDB)
- Terça (13) – Pepê Collaço (PP)
- Quarta (14) – Renato Ladiada (PSB)
- Sexta (16) – Subtenente Jackson de Oliveira (Patriota)
CLIQUE AQUI e participe do grupo de leitores da UNITV no WhatsApp