A Regional de Saúde de Tubarão, responsável por distribuir as vacinas contra a covid-19 aos municípios da Amurel, recebeu nesta quarta-feira (16) uma remessa de 560 doses da Pfizer para a vacinação de bebês. Os imunizantes serão utilizados para a aplicação no público infantil de seis meses a dois anos de idade.
Ao todo, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), encaminhou 11.290 doses aos municípios neste primeiro momento. As demais ficarão armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da segunda e terceira doses. Santa Catarina recebeu 34 mil doses do imunizante para iniciar a vacinação de bebês.
Em Santa Catarina, os municípios optaram por iniciar a aplicação de doses de forma escalonada. Sendo assim, a imunização será realizada nesta ordem:
- bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias;
- bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias;
- crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.
Cada município recebeu doses para vacinar cerca de 20% do primeiro grupo, ou seja, de bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Agora, as cidades vão organizar o início da vacinação. É importante que os pais se informem na secretaria de saúde do seu município.
Em Tubarão, por exemplo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que a imunização para este público começa nesta sexta-feira (18). A vacinação será realizada exclusivamente na Sala Central da Policlínica, das 8h às 13h.
Para os municípios da Amurel foram enviadas 560 doses, distribuídas da seguinte forma:
- Armazém – 20
- Braço do Norte – 60
- Capivari de Baixo – 30
- Grão-Pará – 10
- Gravatal – 20
- Imaruí – 20
- Imbituba – 70
- Jaguaruna – 30
- Laguna – 50
- Pedras Grandes – 10
- Pescaria Brava – 20
- Rio Fortuna – 10
- Sangão – 20
- Santa Rosa de Lima – 10
- São Ludgero – 20
- São Martinho – 10
- Treze de Maio – 10
- Tubarão – 140
Importância de vacinar
A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.
João Fuck, diretor da Dive, ressalta que assim como as vacinas que já são aplicadas na população a partir dos três anos de idade para a prevenção da covid-19, essa nova vacina para bebês de seis meses a dois anos de idade é segura e eficaz. “Pedimos, mais uma vez, que os pais levem os seus filhos para vacinar. A vacina ainda é a melhor maneira de proteger a população, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus”, finaliza.
Desde o início da transmissão da doença em Santa Catarina, foram notificados 28.289 casos de covid-19 em crianças de até dois anos de idade. Ainda, nesse grupo, foram registradas 515 internações pela doença, com a ocorrência de 40 óbitos.