Um tubaronense condenado por participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília (DF) foi preso na Argentina, a caminho da Cordilheira dos Andes, no Chile. Joel Borges Correa, de 48 anos, buscou asilo no país vizinho e foi interceptado em El Volcán, na província de San Luis.
Joel foi condenado a 13 anos e seis meses de prisão pelos crimes de abolição violenta ao estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Ele ganhou liberdade provisória em 8 de agosto de 2023, com medidas cautelares, como a proibição de se ausentar da comarca e uso de tornozeleira eletrônica. Porém, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa perdeu o monitoramento em 9 de maio deste ano.
Como o homem era caminhoneiro, sua defesa solicitou a flexibilização das medidas cautelares para que ele pudesse trabalhar, mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes em dezembro do ano passado.
Outros 60 brasileiros condenados por participarem do 8 de janeiro se refugiaram na Argentina. Joel foi o quarto encontrado e preso.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.