No G4, Hercílio Luz depende apenas somente de si para avançar a segunda fase

Foto: Bianca Coan/HLFC

O excessivo número de empates do Hercílio Luz no Campeonato Brasileiro da Série D, chama sem sobra de dúvidas muita atenção, deixando o torcedor chateado, mas no fim das contas, o empate não foi todo ruim no último sábado.

E bom deixar claro que o futebol tem três resultados, vitória, empate ou derrota, no dito popular “melhor empatar do que perder”, mas os resultados da rodada, manteve o alvirrubro na zona de classificação, o famoso G4.

Em onze jogos disputados, são treze pontos somados, na projeção pelas contas dos três jogos restantes, é necessário cinco somar cinco, dos nove a disputar.

Vamos para a parte mais prática da matemática, uma vitória e dois empates, para chegar aos 18 pontos e ficar com a ultima vaga, seria uma média baixa e plausível pela sequência de jogos, diria o mais pessimista.

Ainda restam três clubes com nove jogos pela ordem, Avenida (3º) com 14 pontos, Brasil (6º) com 11 e Novo Hamburgo (10º) com dez pontos. Nesta quarta-feira, teremos mais dois jogos para reduzir essa defasagem de jogos validos pela quinta rodada.

Em Santa Cruz do Sul, o Avenida com direito a promoção de ingressos recebe o Cianorte, já no Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo, o anilado recebe o Brasil, a minha torcida para os jogos são o seguinte:

– Nos Eucaliptos, na minha avaliação é torcer pela vitória do clube paranaense, por dois motivos; já garante vaga na próxima fase, e por ser o último adversário do Leão do Sul, poderá vir jogar de famoso “sangue doce”, poupando alguns dos seus principais jogadores.

– No Vale, claro que o empate seria o cenário perfeito, num eventual apontamento de critério de desempate, o clube xavante teria 4 vitórias, podendo tirar a vaga colorada, ou vitória do Noia, que mesmo na lanterna depende apenas de si para avançar, mesmo vindo de três derrotas, vai usar as últimas fichas diante do seu torcedor.

Em resumo, o Hercílio Luz vencendo os três jogos se garante sem depender de torcer contra ninguém, duas vitórias precisarão que os clubes abaixo dele façam menos ponto (Barra, Brasil, Cascavel e Novo Hamburgo), claro que tudo são hipóteses, o que vale e o resultado final, eu ainda não joguei a toalha e confio na classificação colorada para chegar forte na segunda fase da competição.