Após novo empate, Hercílio Luz faz contas para se classificar
Após a décima segunda partida disputada no Campeonato Brasileiro da Série D, o clube com mais empates na competição nacional chegou ao seu oitavo, curiosamente, tem duas vitorias e duas derrotas, segue vivo em busca da classificação a próxima fase, mas precisa superar esse clima de “empatite”.
O feito veio em Concórdia, mesmo saindo vencendo pelo placar de 1×0 com o gol marcado de pênalti por Caio Mancha, a tarde gelada de domingo, em partida disputada no oeste catarinense, com 182 testemunhas, vibraram de um lado com o empate, neste caso o torcedor do Galo do Oeste, pois permaneceu no G4, já do outro lado, começa duvidar da classificação.
São apenas 38,9% de aproveitamento, em comparação a campanha do ano passado, sem duvida a frustração é visível por parte do torcedor, que sabe que pela sequencia dos dois jogos restantes, contra Avenida fora de casa no domingo (14) e Cianorte no Aníbal Costa (21), terá que fazer o que a sequencia recente, quando venceu o Brasil (1×0) em Pelotas e o Avenida (2×1), em casa.
Mesmo com duas vitórias, corre o risco de ter que decidir a vaga nos critérios de desempate e ser eliminado, para isso precisa vencer os seus dois jogos, ocupando o sexto lugar com 14 pontos, e somar mais pontos que os adversários que estão à sua frente.
Em quinto lugar, tem à sua frente o Brasil, 14 pontos em onze jogos; Barra com quarto lugar com 15 pontos e doze jogos e Concórdia, na terceira colocação com 16 pontos e quatro vitórias. Além de fazer a sua parte, precisa contar com a sorte e tropeços dos adversários.
Na quarta-feira (10), serão realizados jogos atrasados da quinta rodada, o Cianorte recebe o Novo Hamburgo, o Leão do Norte busca a vitória para ampliar a sua vantagem na liderança e confirmar o primeiro lugar do grupo 8.
Em Pelotas, o Xavante recebe o Avenida, o Periquito tem ainda três jogos pela frente e busca a confirmar a sua classificação, o empate já lhe garante, mas os donos da casa, podem pular para terceira colocação com dezessete pontos e ficar próximo da vaga.
O Brasil na rodada do final de semana vem até Itajaí enfrentar o Barra, partida do meio de semana mais do que decisiva para as pretensões do Hercílio Luz, que claro torce pelo empate nos dois jogos que o Xavante tem na quarta e no domingo.
Para não restar dúvidas com relação aos critérios de desempate, buscamos no regulamento da competição os artigos para ficar atento ao final da primeira fase.
Art. 15 – Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais Clubes ao final da 1ª Fase do BRASILEIRO SÉRIE D, em cada grupo, o desempate será definido observando os critérios abaixo, aplicados à referida fase:
– 1º. Maior número de vitórias;
– 2º. Maior saldo de gols;
– 3º. Maior número de gols pró;
– 4º. Confronto direto;
– 5º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
– 6º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
– 7º. Sorteio.
§ 1º – Para efeito do quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180 (cento e oitenta) minutos”.
§ 2º – No caso de empate entre mais de 2 (dois) Clubes, não será considerado o quarto critério.
§ 3º – Na hipótese de algum dos grupos da 1ª Fase contar com um número inferior a 8 (oito) Clubes, os critérios de desempate serão os mesmos do caput, porém considerando a média de pontos, vitórias e de gols, e não os números absolutos.