Festival Itapira Cultural: atrações confirmadas para a segunda edição são divulgadas
Foto: Divulgação/FIC

Depois de um número expressivo de inscritos, de várias partes do estado, para a segunda edição do Festival Itapira Cultural (FIC), foram selecionadas as atrações que farão as apresentações nos dois dias de evento, dando as boas-vindas para o ano de 2024.

Ao todo, serão oito atrações, distribuídas nas categorias Banda, Teatro e Dança, com apresentações nos dias 6 e 7 de janeiro, tendo como cenário o paradisíaco balneário de Itapirubá. Além disso, haverá artistas fazendo intervenções e interagindo com o público, gastronomia, artesanato e a interpretação em Libras para todas as atrações.

Na categoria Banda, foram selecionados Jamaica Groove (Tubarão), que traz um estilo reggae e música brasileira, Casebre (Imbituba), com rock/reggae, a banda Los Desterros (Florianópolis), para quem curte música latina e a banda Marelua (Florianópolis), com seu estilo MPB. O principal critério é que as bandas apresentem músicas autorais, então o público pode esperar um repertório diferenciado e diversificado.

Na categoria Teatro, uma das selecionadas foi a peça Clov´s o internacionável (Criciúma), da Cia lá dos fundos. Encerrando sua turnê mundial, o palhaço Clov’s usa esse mote para interagir de forma divertida e dinâmica com o público, convidando-o ao riso e servindo como espelho, mostrando que o melhor riso é quando ele é de nós mesmos. Quem dá vida ao palhaço é o ator Fabiano Peruchi e o espetáculo dura em média 55 minutos. Outra selecionada foi a peça Lá vem Poesia (Criciúma), do Grupo Cirandela. Entrelaçando a narrativa oral com música, o Grupo Cirandela traz, por meio de uma linguagem lúdica e poética, um espetáculo de contação e “cantação” de histórias, composto por contos e músicas autorais, além de poesias musicadas, contos populares e clássicos da literatura infantil, estimulando o imaginário e proporcionando a crianças e adultos a (re)descoberta deste tempo e lugar chamado infância. Os atores Priscila de Souza Schaucoski e Bruno Andrade Fachin mostram o trabalho em 45 minutos de cena. As duas peças têm classificação livre.

A categoria Dança vem com duas referências em temas folclóricos e da rica cultura popular: o grupo Abayomi (Florianópolis), com sua dança africana, e o Maracatu Eko da Mata (Garopaba), com seu Maracatu de Baque Virado (Cultura popular – Afro-brasileira).

Em breve, será divulgada a programação com as atrações selecionadas, dias e horários de apresentações. Para a produtora do evento, Pati Souza, “o público pode esperar muita diversificação cultural, para todos os gostos e estilos, com dois dias de movimentação para a família, apreciadores de arte e cultura e para a comunidade, sendo esta uma oportunidade de inclusão e fortalecimento de nossas expressões culturais das mais diversas”, afirma.

Onde será

Como na primeira edição, em 2023, a participação do público terá entrada franca. O FIC acontecerá em Itapirubá, balneário localizado entre Imbituba e Laguna. A arte local também fará parte do cenário, através de artesanatos que recebem a influência da pesca, da natureza exuberante e do estilo de vida que envolve a comunidade.

O II Festival Itapira Cultural é um projeto que tem como incentivadora a Celesc e incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.