A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em abril. Isso significa que não haverá acréscimo na conta de luz pelo quinto mês consecutivo. A decisão foi tomada com base na boa capacidade de geração das usinas hidrelétricas, beneficiadas pelas chuvas dos últimos meses, garantindo estabilidade no fornecimento de energia.
As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para indicar os custos variáveis da geração de energia. Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança extra. Já nas bandeiras amarela e vermelha, há acréscimos proporcionais ao consumo. Desde dezembro de 2024, a tarifa segue sem aumento, refletindo o equilíbrio na produção hidrelétrica, que é mais barata que a térmica.
O SIN cobre praticamente todo o país, exceto algumas áreas isoladas na Região Norte e em Mato Grosso, além de Roraima. Nessas localidades, a geração de energia depende principalmente de usinas térmicas a óleo diesel. Com a chegada do período seco, a manutenção da bandeira verde dependerá das condições dos reservatórios nos próximos meses.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
