Atleta de Capivari de Baixo conquista título nacional de halterofilismo paralímpico pela sexta vez
Foto: Divulgação

O paratleta Ezequiel Corrêa de Souza, o Zico, conquistou mais um campeonato brasileiro de halterofilismo na categoria até 72kg. É o sexto título nacional consecutivo. Na competição, ele também quebrou o recorde brasileiro, que já era seu.

Zico levantou incríveis 183 quilos na barra, um a mais que o recorde. Chegou a tentar 190, mas fez um movimento inválido. Com o resultado, o capivariense se firma entre o melhor das Américas e está na oitava colocação no ranking mundial, sendo que os oito mais bem colocados do planeta estão automaticamente classificados para disputar as Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024.

O sexto título nacional veio em Itu (SP), em prova disputada nesta sexta-feira (6). Alguns dias antes, o paratleta havia passado pela capital paulista para participar do Arnold Classic, onde fez apresentações.

“Faz seis anos que eu sou o primeiro do ranking no Brasil e nas Américas. Essa competição valeu índice para o Regional Americano, que será disputado entre os dias 8 a 11 de julho, em Saint Louis, nos Estados Unidos”, comemora. Zico também é coordenador de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo.

Hemimelia fibular

Zico tem hemimelia fibular, uma condição física especial. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas.

“Apesar da minha deficiência física, isso nunca me abalou mentalmente e jamais tive qualquer problema para encarar a situação. Tenho certeza que posso fazer tudo que pretendo, e minha meta é sempre cumprir os meus desejos”, destaca.