Nesta semana a Associação Beneficente Dorcas de Laguna, reuniu as famílias, parceiros e convidados para a cerimônia de encerramento do projeto Crescer Saudável. Durante o encontro, foi compartilhado com o público as metas propostas e os resultados obtidos, ao longo de seus 10 meses de atuação.
Ao todo 95 famílias aderiram ao projeto que estimulou o gosto pela alimentação saudável, tanto aos bebês na fase da introdução alimentar, quanto as mães que amamentavam. Destas, 51 construíram suas hortinhas em casa, usando a criatividade e provando que é possível cultivar em pequenos espaços, proporcionando momentos de convivência em família.
Além disso, foram entregues aproximadamente 400 kits para as famílias, de introdução alimentar, de hortifruti, de vestimentas e de higiene, além de centenas de mudas de hortaliças distribuídas. Para a equipe da Dorcas, cada encontro foi enriquecedor, pois as mães tiveram oportunidade de trocar experiências e de aprender muito com grandes profissionais: enfermeira obstétrica Rosinete Silveira Ramos; nutricionista materno infantil Luiza Weiss e técnicos da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Elisabeth Lemos Remor da EPAGRI, em sua fala para o grupo, usou a expressão dos 3 Q’s: “Que bom, Que tal, Que pena. Que bom que todas participaram, Que tal cuidar da horta e continuar o trabalho e Que pena que chegou ao fim…”
O presidente da entidade Carlos Roberto da Silva e a coordenadora e costureira do projeto Suzete da Silva de Jesus, agradeceram todas as mãos que contribuíram para o sucesso do trabalho.
“A concretização de um projeto com esta proporção deve-se a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Foi enorme e constante a partilha. Partilharam‐se dúvidas, incertezas, conquistas e muitas aprendizagens”.
Ainda na ocasião, foram entregues brindes e também servido um lanche especial preparado pelas voluntárias.