Bairro Santo André, em Capivari de Baixo, é considerado em situação crítica
Foto: Divulgação PMCB

A força-tarefa de Capivari de Baixo, montada para atuar nas ações de contenção dos transtornos causados pelas chuvas, se reuniu na tarde desta quarta-feira (4), para definir os novos passos a serem dados.

De acordo com o grupo, a situação é crítica no bairro Santo André. Caso o nível dos rios que cortam esta localidade aumente mais um pouco, é possível uma ação de evacuação em massa para salvaguardar a vida dos moradores. O Ginásio de Esportes Juan Manuel dos Santos já está preparado com colchões, travesseiros, alimentação e material de higiene.

Equipes das secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Social e Educação também estão de prontidão. Algumas famílias já foram orientadas pela Defesa Civil em deixar suas casas, mas todas relutaram. Somente uma deixou o imóvel e decidiu ir para casa de parentes.

“O importante neste momento é a prevenção das vidas e neste sentido estamos atuando”, resume o prefeito Vicente Corrêa Costa.

Medidas de urgência

No início da noite desta quarta-feira (4), o prefeito do município assinou um decreto que estabelece medidas de urgência nos serviços públicos. De acordo com o documento, são repartições que, de alguma forma, foram afetadas pelo clima adverso do tempo.

A Defesa Civil contabilizou a ocorrência de alagamentos em vários bairros da cidade e emitiu alerta para possíveis inundações de rios, principalmente em decorrência dos problemas mais graves que circunda a população ribeirinha do Rio Tubarão.

Portanto, as aulas em Capivari de Baixo ficam suspensas até o final desta semana, nas redes municipal e estadual.

Também há suspensão no atendimento das ESFs, sendo concentrado o serviço de urgência e emergência no Pronto Atendimento, das 13h às 00h.