Os municípios de Braço do Norte, Gravatal e Pescaria Brava também decretaram situação de emergência em seus territórios por causa das inundações causadas pelas fortes chuvas que caíram na região esta semana. Com eles, já são sete cidades da Amurel nesta condição. Tubarão, Armazém, Grão-Pará e São Ludgero já haviam decretado emergência.
Essas cidades registram alagamentos, inundações, danos em estradas e queda de pontes. Algumas famílias também precisaram ser resgatadas após a água invadir suas residências ou pelo risco de isso acontecer. Esta sexta-feira (7) foi de avaliação dos prejuízos e danos deixados pelas chuvas.
Em Gravatal, três pontes no bairro São Roque foram vistoriadas, sendo que uma delas permanece interditada. A passagem está sinalizada para impedir o trânsito de veículos no local desde quarta-feira (4). Já, nas pontes do Ângulo e do Indaial não houveram problemas. As estruturas continuarão sendo monitoradas pela Defesa Civil municipal.
Cerca de 60 moradores da comunidade da Seri, no bairro Pouso Alto, foram resgatados de áreas alagadas. Eles estão abrigados no Salão Paroquial e em casa de familiares. Equipes da prefeitura e voluntários estão dando suporte aos munícipes no alojamento. Os abrigados passarão por uma triagem para avaliação de necessidades individuais.

Em Pescaria Brava, equipes das secretarias de obras e Agricultura trabalham na recuperação das estradas afetadas. As comunidades de Siqueiro, Carreira do Siqueiro e Barranca registraram danos. Alguns postes caíram com os ventos. Não há registro de desabrigados no município.

Em Braço do Norte, também houve queda de pontes. Duas estruturas de concreto que ligam o município a Grão-Pará foram levadas pela enxurrada. Uma visita técnica com da equipa da Amurel vistoriou o local para dar inicio ao projeto de recuperação. Já a ponte Osvaldo Westphal, no Centro, conhecida como ponte do Carboni, já foi liberada.
O Centro de Convivência dos Idosos abriga 21 pessoas de oito famílias que foram afetadas pelas chuvas e tiveram que deixar suas residências. Segundo a prefeitura, em alguns casos, as famílias retornarão para suas casas, já outros dependem de liberação dos órgãos competentes.
A equipe da Secretaria de Infraestrutura iniciou os trabalhos de recuperação de bueiros e retirada de barreiras nas estradas no Rio Amélia, Rio Santo Antônio, Avistoso, Sertão do Rio Bonito e Uruguaia.

