CCR ViaCosteira Inova Pavimentação com Projeto Sustentável de Reciclagem
Foto: CCR ViaCosteira

Em um movimento que alia inovação e sustentabilidade, a CCR ViaCosteira está implementando um projeto inovador de reciclagem de pavimento com resíduo gerado obras de substituição de pavimento, também denominado RAP – Reclaimed Asphalt Pavement. Este projeto consiste no reaproveitamento do material que foi removido da rodovia em obras de restauração de pavimento no trecho sul catarinense da BR101, trazendo ganhos em termos de sustentabilidade, visto que reduz significativamente a quantidade de resíduo gerado e a exploração de novos recursos (jazidas de rocha). Além disso, esta técnica reduz a utilização de materiais asfálticos ao reincorporar no novo pavimento o ligante residual existente no RAP.


“A CCR ViaCosteira está comprometida em liderar iniciativas que promovam soluções inovadoras e sustentáveis, alinhadas com as evoluções ambientais e sociais de nosso tempo”, destaca o gerente de engenharia de pavimentos da concessionária, Jhonnathan Preisner de Souza.


A iniciativa da CCR ViaCosteira resulta em uma redução de 20% no uso de material pétreo virgem na mistura asfáltica, além de uma diminuição no consumo do ligante asfáltico de 9%, ambos recursos não renováveis. Isso não apenas minimiza o impacto ambiental, mas também reduz a necessidade de depósitos para armazenamento de materiais inertes. A redução na extração de materiais virgens permite uma redução da emissão de carbono, gases responsáveis pelo efeito estufa.


Este projeto inovador está alinhado com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental Social Governance. A implementação dessa tecnologia demonstra o compromisso do Grupo CCR com a sustentabilidade e com a busca contínua por soluções mais eficientes e responsáveis.


O processo de implementação do projeto envolveu extensivos testes em laboratório para garantir a qualidade final do material, que apresenta desempenho igual ao tradicional (não reciclado). Os primeiros segmentos de teste em campo foram executados na marginal sul do km 367 ao 368. Concluída a aplicação em campo, serão realizados novos testes para avaliação do desempenho com expectativas positivas de atender plenamente aos parâmetros de qualidade e resistência necessários.


Olhando para o futuro, a CCR ViaCosteira planeja utilizar esse método de forma definitiva até o final deste ano, com o objetivo de aplicar cerca de 50.000 toneladas de CBUQ com o uso do RAP, garantindo não apenas um pavimento de alta qualidade, mas também um impacto ambiental reduzido a longo prazo.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.