As fortes chuvas que atingiram boa parte do estado nas últimas horas causaram alagamentos em vários bairros de Tubarão. Ruas e avenidas das áreas mais baixas ficaram intransitáveis, mas a Defesa Civil do município não precisou intervir em situações mais graves, e o nível do Rio Tubarão também não se elevou ao ponto de ser considerado uma situação de alerta.
Segundo o monitoramento da Plantar Agronomia, na região do bairro Monte Castelo, choveu 75 mm durante parte da manhã e início da tarde desta quarta-feira (30). A previsão do tempo indicava uma precipitação de 70 mm para o dia em Tubarão.
O acumulado no mês de novembro chegou a 200 mm, enquanto a média histórica é de 100 a 110 mm. Assim, Tubarão teve o dobro do esperado para todo o mês.
Desde que a cidade foi atingida pela enchente de maio, a maior desde 1974, o nível do Rio Tubarão se tornou preocupação constante a cada chuva, mas apesar da precipitação dos últimos dias a elevação não chegou a preocupar.
Às 13h desta quarta-feira, a medição era de 2,56 metros acima do nível normal, nada muito além dos 2,44 metros registrados às 9h, antes do temporal que preocupou os tubaronenses.
Na terça-feira (29), o nível do rio estava 2,64 metros acima do normal. Assim, mesmo com a intensa chuva das últimas horas o Rio Tubarão não se alterou de maneira significativa.
Os estragos de pequeno porte, foram registrados em localidades do interior. O açude que havia transbordado terça-feira às margens da estrada geral do Rio do Pouso voltou a gerar enxurrada e a estrada precisou ser totalmente interditada.
Na localidade do Sombrio, uma estrada foi parcialmente danificada, mas sem a necessidade de haver interdição. A secretaria de Agricultura e Interior já está atuando essas duas situações.
Qualquer emergência deve ser notificada à Defesa Civil, através do telefone 199.
